segunda-feira, 3 de março de 2008

Erupção iminente?

A América Latina é mesmo um caldeirão. Um vulcão prestes a entrar em erupção a qualquer momento. E as vítimas da vez são Equador e Colômbia. O primeiro acusando o segundo de invadir seu território e agir contra a soberania nacional equatoriana. O segundo, sob o pretexto de combater as FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - grupo guerrilheiro-terrorista que há décadas luta contra o governo legal do país, invadiu um acampamento deste grupo armado localizado já em território equatoriano, distante menos de 2 quilômetros da linha divisória entre as nações.

E talvez a Venezuela, pró-Equador, e os Estados Unidos, pró-Colômbia, acabam incentivando um conflito armado na região, que pode explodir em um estalar de dedos. Provavelmente todos tenham interesses políticos em algum desentendimento entre os vizinhos andinos, mas até onde podem levar essa situação? Em alguns momentos parece que todos esquecem de suas origens pré-colombianas e de exploração luso-espanhola e anglo-americana. E quando estamos ensaiando uma aproximação entre todos os países deste lado do Atlântico, alguns poucos loucos conseguem acabar com a paz que começa a se delinear.

Cabe ao Brasil, talvez, ser o medidor deste novo conflito? Será que os brasileiros serão capazaes de promover a paz novamente entre Quito e Bogotá, entre Uribe e Correa? Esperamos que o tempo seja breve na solução deste impasse, embora o caminho parece ser outro, já que até mesmo as relações diplomáticas do triângulo Equador-Colômbia-Venezuela foram rompidas...

Sorte a nossa Latinoamérica! É o mínimo...

Nenhum comentário: