quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A Volta de Alguns


Agora é a vez da Série C do Campeonato Brasileiro. E o novo campeão, classificado para disputar a Série B de 2008 é o Clube Atlético Bragantino, de Bragança Paulista, interior do estado de São Paulo, vice-campeão brasileiro da Série A no ano de 1991. Juntamente com o Esporte Clube Bahia, da capital baiana, Salvador, campeão da Série A de 1988, Vila Nova Futebol Clube, de Goiânia, estado de Goiás e ABC Futebol Clube, representante de Natal, capital do Rio Grande do Norte, disputará a Série B de 2008, buscando a classificação à Série A de 2009, numa longa caminhada. Parabéns ao campeão e boa sorte aos 4 no próximo ano!

Apesar de toda a tradição do futebol brasileiro, apenas três divisões (Séries A, B e C) compõem o Campeonato Brasileiro. 20 clubes formam a divisão principal, outros 20 jogam a popular Segundona, enquanto 64 disputam a Série C.

E para fechar o ano de 2007, só falta concluir, já no próximo domingo, a rodada final da Série A.

sábado, 24 de novembro de 2007

Avanço Mundial


África, América, Ásia, Europa e Oceania já andaram lendo os escritos de Além-Mar! Apenas internautas da Antártica não visualizaram nosso blog até o momento (ou não ficaram registrados). Mais do que a proposta de informar aqueles que estão Além-Mar (originalmente entre Portugal e Brasil, ou especifcamente entre Lisboa e Porto Alegre), conseguimos avançar as fronteiras e atingir objetivos em todos os continentes! Brasil, Estados Unidos, Turquia, Egito, Angola, Portugal, Suécia, Alemanha, China, Tailândia, Austrália entre outros tantos países. As fronteiras se abrem e a informação flutua navegando pelas ondas da internet, transformando o mundo inteiro em territórios ultra-marinos!

Ascenção e Queda


Com o fim da Série B do Campeonato Brasileiro de 2007, o Coritiba Foot Ball Club, de Curitiba, capital do estado do Paraná, campeão brasileiro da divisão principal em 1985, sagrou-se campeão do torneio e junto com Ipatinga, da cidade de mesmo nome do interior de Minas Gerais, (estreante na Série A), Portuguesa de Desportos, de São Paulo, (vice-campeão de 1996) e Vitória, de Salvador, Bahia, (vice em 1993) sobe para a divisão principal do futebol brasileiro, para enfrentar novamente os grandes. A conquista do título ocorreu apenas na útlima rodada, embora a ascensão estivesse garantida a mais tempo.
Já Paulista (Jundiaí, interior de São Paulo), Santa Cruz (Recife, capital de Pernambuco), Remo (Belém, estado do Pará) e Ituano (de Itu, interior paulista) amargaram o "direito" de disputar a Série C em 2008. Enfrentarão as dificuldades técnicas e financeiras da terceira divisão do Brasil.
Parabéns para o campeão e para os classificados! E boa sorte a todos no próximo ano, estejam onde estiverem!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Um pouquinho de Seu Jorge

Acrescento que, a partir de Sábado à noite regresso à vida.
Até lá, falo "OÊ", ao invés de "OI".
Prometo um regresso em força, como o Benfica, que meteu 6-1 no Boavista ontem.

Seu Jorge

Deixo, no entanto, umas palavras mais, sem fotos, porque o tempo não abunda.
Seu Jorge está em Portugal. Sucesso atrás de sucesso. Ontem foi ao Telejornal da RTP 2 e cantou uma linda música.
Infelizmente não conheço o nome da mesma.
Seu Jorge está aqui e também o excelente Gabriel Moura. Apesar do nome ser agora só "Seu Jorge", os dois eram integrantes da "Farofa Carioca", excelente banda do Brasil.
Enfim, este post merecia links, fotos, letras de música.
Regresso agora ao submundo subterrâneo do OE.

Da outra margem, para dar um ar da minha graça

Calor em Portugal, pleno Novembro na rua. Fogos! Muitos fogos! Alterações climáticas existem.
Se Julho e Agosto foram amenos, Novembro é o melhor verão do ano.
Mas não é a briga a apagar fogos (se bem que tenho apagado outros fogos) que me cala.
É sim o Orçamento do Estado de Portugal e o Plano de Actividades da CBL.
Felizmente o segundo já está arrumado e o primeiro vai no bom caminho.

domingo, 11 de novembro de 2007

Por quê?

Por que um certo blogueiro resolve não se manifestar nestes posts?
Seria por preguiça? Falta de tempo? De tema? De disposição?
Ou seria apenas para criar mais e mais espectativas em quem acompanha e lê?
Fica o mistério a ser desvendado...

sábado, 10 de novembro de 2007

XVII Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y de Gobierno

Evento realizado na capital chilena, Santiago, com os principais líderes da América e Península Ibérica revela algumas rusgas e cicatrizes, passadas e recentes, que fazem com que a América Latina continue mantendo seu título de "em desenvolvimento" e muito longe de um acordo comercial, social, racial ou qualquer que seja a forma de cooperação pretendida.

Uruguaios (pró) e Argentinos (contra), apesar da intervenção espanhola, brigam pela instalação de uma fábrica finlandesa de celulose às margens do Rio Uruguai, em território uruguaio. Chegam ao cúmulo de o presidente Tabaré Vásquez, do Uruguai, fechar a fronteira entre os países e isolar o espaço aéreo sobre a unidade fabril.

Brasil anuncia a descoberta de sua maior reserva de petróleo na bacia de Campos, Rio de Janeiro, e o presidente Lula é chamado de magnata do petróleo pelo seu colega venezuelano, Hugo Chávez, líder da "luta contra o imperialismo" e da "volta do socialismo bolivariano à América do Sul".

Chilenos e Bolivianos, representados por seus representantes Michelle Bachelet e Evo Morales, respectivamente, têm uma conversa ao pé-do-ouvido. Especulações apontam sobre o pleito boliviano de ter acesso ao mar, na região norte do Chile, tomada há muito tempo pelos chilenos.

Álvaro Uribe (Colômbia) e Hugo Chávez negociam troca de seqüestrados por revolucionários. O líder venezuelano, obviamente, defende a liberdade de revolucionários das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), enquanto Uribe tenta, incansavelmente, apaziguar seu país.

Estes são alguns exemplos da "união" dos nossos países... Espero que tenhamos a oportunidade de seguir em frente, apesar das tentivas desastrosas de nossos governantes.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

03/09/2007

03 de Setembro de 2007 foi o dia em que estes três elementos reencontraram-se, todos juntos, depois de 20 anos. Uma amizade que nasceu na infância não tem como morrer, definitivamente. Isso se deu em Porto Alegre, no Boteco do Natalício.

E três dias depois, houve um novo encontro. Porém, os registros estão perdidos no Velho Mundo, Além-Mar, mais precisamente na margem oriental do Atlântico. E então? Serão compartilhadas?