Talvez para os portugueses este fato possa parecer muito estranho. Não menos estranho é para os brasileiros. Pois foi apenas no ano de 2007 que ocorreu o primeiro falecimento de uma pessoa em território brasileiro, vítima de terremoto.
Foi no interior do estado de Minas Gerais, na pequena cidade de Itacarambi. Após o tremor de 4,9 graus na escala Richter, algumas casas ruíram e a menina Jeissiane, de apenas 5 anos, foi atingida pela queda de um muro e faleceu.
Ao contrário de Portugal, o território brasileiro encontra-se totalmente localizado no interior de uma só placa tecntônica, longe de seus extremos, o que torna raros os casos de abalos sísmicos no país. Apenas alguns reflexos de tremores ocorridos na Cordilheira dos Andes costumam ser sentidos em alguns pontos do Brasil. Porém nunca, até onde se sabe, isso ocorreu em Itacarambi.
Com certeza a morte da pequena menina não é motivo de orgulho para ninguém, mas com certeza é um fato curioso para um país como Portugal, já assolado por violentos tremores no passado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário